Ensaio de percolação

Você sabia que o teste de percolação de solo é essencial para dimensionar sistemas de escoamento? Ele permite calcular com precisão o dimensionamento de sumidouros e valas de infiltração.

O teste de percolação de solo é um procedimento essencial para determinar a capacidade de absorção e infiltração da camada superficial do solo, onde os poros estão preenchidos com ar.

Esse teste é utilizado no dimensionamento de sistemas de escoamento, como sumidouros (caixas ou cilindros sem fundo) e valas de infiltração (tubos).

Sumidouros

Os sumidouros e valas de infiltração têm a função de receber os efluentes provenientes de fossas sépticas e permitir sua infiltração no solo.

A escolha entre esses sistemas depende do tipo de solo e dos recursos disponíveis para a instalação.

Após determinar a área in-situ, reconhecer as camadas de solo (áreas infiltrativas) e verificar o lençol freático, o teste de infiltração é realizado para calcular com precisão o dimensionamento de sistemas de tratamento de efluentes líquidos.

O teste é realizado com cavas e trado, equidistantes e a um metro acima do lençol freático. As leituras de rebaixamento são feitas em intervalos de 30 minutos após a saturação da camada de solo a ser analisada.

Normas e exigências pelas Prefeituras

De acordo com a norma NBR 13.969/97, os órgãos fiscalizadores exigem que todos os terrenos passem pelo teste de infiltração de solo antes da instalação de sumidouros ou valas de infiltração.

Esses sistemas são recomendados para locais onde o lençol freático está próximo à superfície.

A implementação das valas de infiltração consiste na escavação de uma ou mais valas, nas quais são colocados tubos de dreno com brita ou bambu. Esses tubos são preparados para permitir o escoamento dos efluentes provenientes da fossa séptica para o solo ao longo de seu comprimento.

O comprimento total das valas depende do tipo de solo e da quantidade de efluentes a ser tratada. Em terrenos arenosos, 8 metros de valas por pessoa são suficientes. Em terrenos argilosos, são necessários 12 metros de valas por pessoa. No entanto, para um bom funcionamento do sistema, cada linha de tubos não deve ter mais de 30 metros de comprimento.

Mesmo que o proprietário não tenha interesse em construir uma fossa desse tipo, o teste de infiltração de solo ou a determinação de seu coeficiente hidráulico pode ser utilizado para determinar características importantes do solo e outros aspectos ambientais, como a vulnerabilidade do aquífero, a necessidade de compactação e impermeabilização, entre outros, para diversas atividades industriais, comerciais e que necessitem de licenciamento ambiental.

O teste é regulado pelo Anexo A da norma ABNT 13969/1997 – Tanques sépticos – Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – Projeto, construção e operação.

O relatório final revela a taxa de percolação (min/m) e a taxa de aplicação diária (m3/m2.dia).

Para realizar o teste de infiltração, são utilizados os seguintes materiais:

 

    • Relógio;

    • Cronômetro;

    • Trado para escavar o solo;

    • Régua;

    • Abundante quantidade de água.

Como o teste é realizado?

Os procedimentos do teste de infiltração são realizados por equipes e profissionais técnicos habilitados na Integre Engenharia, com rápido agendamento e entrega de laudos em até 48 horas.

É necessário ter conhecimento e seguir fielmente as normas designadas para o teste de infiltração de solo, tanto para a regulamentação do teste quanto para obter sucesso no serviço.

Entre em contato conosco agora mesmo e agende o seu teste de percolação.

Estamos prontos para esclarecer as suas dúvidas!

Entre em contato através do formulário ou nos chame no whatsapp e responderemos suas dúvidas o mais breve possível.